Moda está na moda

agosto 22, 2007 at 4:22 pm (coleções, confecções, consumo, feminina, moda, moda feminina, têxteis)

Moda esta na moda

“A moda não é mais um enfeite estético, um acessório decorativo da vida coletiva; é sua pedra angular. A moda terminou estruturalmente seu curso histórico, chegou ao topo do seu poder, conseguiu remodelar a sociedade inteira à sua imagem: era periférica, agora é hegemônica”. Lipovetsky

A moda é uma fonte de novidades que estimulam nosso desejo e há muito tempo deixou de ser apenas sinônimo de glamour e frivolidade para tornar-se um poderoso fenômeno social e de grande importância econômica.

Numa época de grandes transformações geradas pela crescente globalização da economia e dos mercados, é importante uma análise das condições pelas quais a moda se estrutura e se organiza para atingir seus objetivos de crescimento e expansão.

O Brasil é o 6º maior parque têxtil do mundo. Toda a cadeia produtiva soma um total de aproximadamente 30 mil empresas. Em 2006, o mercado de moda no Brasil produziu 7,2 bilhões de peças e consumiu 1 milhão de toneladas de têxteis. O faturamento total do setor foi de US$ 32,5 bilhões e 1,65 milhão de empregos.

Em 2006, o investimento das 17,5 mil empresas que atuam na confecção de vestuário, meias e acessórios têxteis foi da ordem de US$ 103,6 milhões. A maior parte da produção está no Sul/Sudeste. Juntas, as regiões reúnem 86% da produção nacional.

As empresas de pequeno e médio porte representam quase 70% da produção, no entanto, a maior parte dos empregos do setor é gerada nas empresas de pequeno porte.

O recorte por público-alvo mostra que são as mulheres as grandes consumidoras de moda no país. A moda feminina responde por 41% da produção. Já o público masculino representa 35% do mercado. A moda infantil tem participação de 18% e a chamada moda bebê, apenas 5%.

Em 2006, o saldo da balança comercial foi US$ 684,17 milhões – o aumento foi de 4,11% em relação a 2005. As exportações totais chegaram a US$ 2,2 bilhões, um aumento de 5,8% comparado a 2005. Já as importações totais foram de US$ 1,51 bilhão – um crescimento de 6,68% em relação ao ano anterior, A participação brasileira no mercado mundial é de 0,4%. A produção anual de algodão pluma é de 1,3 milhão de toneladas.

O complexo têxtil é composto atualmente com aproximadamente 4.931 indústrias têxteis e 18.000 confecções registradas.

A cadeia industrial têxtil, englobam-se de maneira organizada, todo o processo, desde a matéria-prima (fibras naturais ou artificiais), até o produto desenvolvido e confeccionado nas lojas para o consumidor final.

“Timing da moda”

Existe uma espécie de calendário comum, que chamamos de “timing da moda”, que nos ajuda no entendimento dos processos. As cores são pensadas e decididas de 24 a 30 meses antes da estação em que a roupa estará na vitrine de uma loja; os fios são desenvolvidos 18 meses antes da estação, 12 meses antes os tecidos e 09 meses a confecção (roupas, acessórios, complementos).

As coleções eram vendidas e apresentadas ao varejo pelo menos 06 meses antes da estação chegar, porém, observamos que a cada ano o mercado antecipa mais essa data, estruturado no trinômio da moda.

Sustentação da moda

O trinômio tecnologia, criação e tendência é o principal eixo de sustentação da área de moda, e o ingresso na profissão pressupõe muito estudo para a preparação e desenvolvimento técnico e intelectual.

Esse universo tão complexo e cheio de vertentes que é a moda, tem a intenção de motivar a descoberta e a identificação de todo o potencial do mercado que tem gerado as mais diversas oportunidades de trabalho no mundo inteiro.

Mais do que cor e textura, passarela, vitrine, movimentos e interesses, evolução histórica, mercado, tecnologia, negócios dentre outros, a moda é, fundamentalmente, trabalho num universo de ampla repercussão cultural e econômica. As oportunidades profissionais dessa área não só existem, como crescem a cada dia, num processo diversificado, contínuo e cada vez mais aberto a todos os tipos de talento.

Complexo têxtil

O complexo têxtil engloba vários segmentos: produção de fibras, fiação, tecelagem, malharia, acabamento e confecção e ainda ser incluídos na cadeia segmentos dos setores agroindustrial, químico e de bens de capital, responsáveis pelo fornecimento de matérias-primas e equipamentos.

Diante dessa realidade, a área tem apresentado um constante crescimento de profissionalização, assim como um desempenho de expressivos resultados tanto no Brasil como no exterior. Em virtude desse fenômeno, observamos o surgimento de profissionais com perfis bastante distintos dos conhecidos até pouco tempo.

Para atender à demanda de profissionais para atuar no mundo do trabalho, desde 1988 surgiram diversos cursos de graduação e pós-graduação.
Cursos de Moda

Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de cursos na área. São mais de 80 cursos em nível de graduação nas modalidades bacharel, tecnológico e seqüencial, e, mais de 40 em nível de especialização, MBA e um em nível de mestrado. Os estados com maior número de cursos de graduação são: São Paulo [30]; Santa Catarina[17]; Rio de Janeiro [11]; Paraná [10]; Minas Gerais [10]; Rio Grande do Sul [6].

E ainda contamos com profissionais experientes na prática do mercado, que aliados à busca continua de conhecimentos técnicos, expressam uma parte importante nesse sistema em total mudança de comportamento e atitude.

A moda é concreta, tem caráter, identidade e emoção. Essas características do sistema necessitam de profissionais preparados para condução da sua dinâmica empresarial. Totalmente inserida no mundo dos negócios, em um mercado com uma grande responsabilidade para a economia brasileira.

A “moda está na moda” para um olhar, um estilo, um negócio, um comércio, uma ocupação um nome.

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20 Comentários

  1. Leandro said,

    Olá. Muito bom o artigo sobre os números do mercado da moda. Porém, poderia citar as fontes destes números? Irei fundamentar um outro artigo no qual citarei o seu, porem preciso saber de onde vieram esses números. Obrigado

  2. Marilia Rodrigues de Menenezes Bacharel said,

    Olá! Muito bom o artigo sobre o mercado de moda no Brasil, mas poderia dizer qual é a fonte e se possível o autor do artigo? Pois preciso citar em meu projeto da faculdade. Obrigada

  3. Grabiele said,

    Oiiiii,amo a moda ms qero fazer uma pergunta!

    -amarelo esta na moda?

    Obrigadaaaa!:*

  4. Jucy Assis said,

    Muito boa a matéria sobre os números do mercado da moda, especialmente porque pretendo montar um negócio no segmento de moda feminina. Além de ser o meu plano de negócios para conclusão de curso de Administração. Gostaria que me fornecessem a fonte destes dados para citá-los em meu projeto.

    Peço também que cadastrem o meu email para que possa receber matérias interessantes como esta.

    Obrigada!

  5. Anonimo said,

    Tão estúpido!!!!!!!!

  6. Pamela said,

    aii faiz mais piqueno…!!

  7. Hannah said,

    Excelente a matéria, contudo falta as referências para validá-la. É possível dar-me essa informação,pois preciso utilizá-los em um trabalho científico.

    Muito obrigada
    Hannah

  8. juliana said,

    axei td mt massa ta xau

  9. Monica Barbosa said,

    pode me enviar os endereços de suas lojas, para que eu possa conhece-las.
    Obrigado

  10. Monica Barbosa said,

    Pode me enviar endereço de suas lojas para que eu possa conhece-las. Obrigado

  11. anonimo said,

    MUITO PATÉTICO!
    VOCÊ NAO SABE NADA SOBRE A MODA..PROCURA SE INFORMAR MAIS SOBRE O ASSUNTO PARA DEPOIS TENTAR REESCREVER ISSO!
    BRIGADA

  12. juca said,

    O texto é bom, eu gostei , apesar de ser muito grande é muito legal a matéria. Explica muito sobre como está neste momento no mundo e me ajudou sobre a minha pesquisa.

  13. Mateus said,

    muto runhe

  14. teregonia said,

    esse site e a maior fubazada!
    MARIA PORPURINA………….

  15. teregonia said,

    RIDICULO. ORROROZO E O TITANIQUI AFUNDANDO
    VE SE DA PROSIMA VEZ FAZ ALGUMA COISA QUE PRESTA

    • Jess said,

      vê se da PRÓXIMA vez aprende a escrever ok, fica a dica

  16. teregonia said,

    esse site e o pior qiue eu ja entrei
    vcs nao entende nada absolutamente nada de MODA MODA
    site fuba
    bando de fubazada

  17. teregonia said,

    choquei com esse site pirua

    e muito RUIMMMMMMMMMM

  18. Carla Lima (luminada Carioca) said,

    A Iluminada Carioca desenvolve um produto diferenciado, com a cara do Rio de Janeiro e do Brasil.
    Algumas peças são tinturadas no velho estilo caldeirão, trabalhadas manualmente,
    procurando sempre buscar uma nova linguagem.
    Tecidos inteligentes, algodões e mix de estampas
    formam uma identidade própria.
    Ao desenvolver uma coleção, pensamos em uma mulher divertida e diferenciada na maneira de se vestir.

    Temos preços super especiais para atacado e revenda.

    Coloque a Iluminada também na sua loja!

    Visite nosso site – http://www.iluminadacarioca.com.br

    Fazemos orçamentos por e-mail.

    Aguardo seu contato,

    Um abraço,

    Carla Lima
    (21) 3186-8621 (loja)
    (21) 3474-5405 (fábrica)

  19. raissa said,

    e uma medaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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